quinta-feira, 7 de setembro de 2006


FOTO: CIDA
Cidade de Itajá RN
Ferias 2006

FOTO:CIDA
Serra Branca / São Rafael Lágea FormosaBela serra de mármore que se destaca na paisagem, onde se pode percorrer trilhas por entre a vegetação da caatinga, típica da região, até o seu topo. Juntamente com as vizinhas serras da Pindoba e Branca, formam um conjunto único e monumental. Os sítios arqueológicos com pinturas rupestres da tradição agreste são abundantes. As piscinas naturais (tanques) escavadas pela natureza nos granitos da região, além de constituírem jóias de rara beleza, contêm a maior concentração de fósseis de animais da megafauna do pleistoceno que se tem notícia nos domínios do Rio Grande do Norte.(Fonte: Eduardo Bagnoli, Estudo preliminar dos potenciais pólos de ecoturismo do Rio Grande do Norte, 24 de junho de 2003) Passeio de barco por entre as ruínas submersas da

FOTO:CIDA
SERRA DO BONITO




FOTO: IANO ANDRADE ,1993

Ruinas da igreja da velha São Rafael -RN

Minha Cidade Natal

Fotos: Iano Andrade,1993


Ruinas da velha igreja de

São Rafael RN


Barragem Armando Ribeiro Gonçalves
São Rafael rn,
minha terra natal.

DESCRIÇÃO GERAL
A barragem Engº. Armando Ribeiro Gonçalves, do Açude Açu, está localizada no rio Piranhas, também denominado Açu, 6 km a montante da cidade de Açu, no estado do Rio Grande do Norte.
O acesso ao local é feito, a partir de Natal, pela BR-304, distando daquela capital cerca de 250 km.
O objetivo do açude é o suprimento de água ao Projeto de Irrigação do Baixo Açu. São inúmeros os benefícios gerados pelo Projeto Baixo-Açu, destacando-se sobretudo o aproveitamento hidroagrícola das terras aluviais do vale, assim como os chapadões dos tabuleiros das encostas, cuja irrigação promoverá o desenvolvimento agrícola em uma área com cerca de 25.000 ha, com geração de quase 12.000 empregos diretos e indiretos.
A construção da barragem Engº. Armando Ribeiro Gonçalves exigiu ações complementares necessárias ao remanejamento das populações atingidas, com o enchimento do reservatório, e das infra-estruturas localizadas na área inundável da bacia hidráulica. Entre as ações desenvolvidas merecem destaque: relocação da sede do município de São Rafael com reassentamento de toda a população (730 famílias); construção de um dique de proteção à cidade de Jucurutu com reassentamento de parte da população urbana; relocação das linhas de transmissão e do sistema viário e reassentamento da população rural (1.852 famílias), em sítios convenientemente selecionados, de modo a não paralisar as atividades agrícolas, principal fonte de manutenção e subsistência. Foram também efetivadas as indenizações das propriedades mineiras localizadas na área do lago.
O Açude Açu é considerado o maior reservatório construído pelo DNOCS até o momento, com capacidade de armazenamento de 2,4 milhões de m3 d'água e bacia hidráulica com área de 195 km2. O volume regularizado é de 389 milhões de m3 para uma garantia de 90%.

2 comentários:

Anônimo disse...

REALMENTE A HISTÓRIA DESTA CIDADE MARAVILHOSA É ESSA MESMO!
A HISTÓRIA DA MINHA FAMÍLIA LINDA!
VERDADEIRAMENTE FICOU ENCANTADORA ESSA PÁGINA, VIU! PARABÉNS!
E MUITO OBRIGADA POR ESSA TRILHA SONORA, Q COMBINOU RIGOROSAMENTE COM ESSAS FOTOS MAGNIFICAS!
VALEU!!!!!

Anônimo disse...

Ficou lindo...
se vc puder mandar algumas fotos pra mim por favor...
agradeço muitoooooooooo...
dianalouyse@yahoo.com.br ou dianalouyse_@hotmail.com